Diretor do Centro de Imagens do IMNE fala sobre investimentos e pesquisas

Médico radiologista e diretor do Centro de Imagens do Grupo IMNE, Dr. Reinaldo Ottero

 

O radiologista e diretor do Centro de Imagens do Grupo IMNE, Reinaldo Ottero, destaca-se na ampliação e inovação dos serviços de diagnóstico por imagem em Campos dos Goytacazes. Ele é membro da comissão científica do I Simpósio de Neuro-Oncologia do Norte Fluminense, realizado na cidade no fim de outubro. Nesta entrevista, o profissional enfatizou a importância do evento para integrar especialistas e promover o intercâmbio de conhecimento. Recentemente, o Centro de Imagens IMNE (Hospital Dr.Beda, Beda Imagem, Clínica Excelência) adquiriu novos equipamentos de ressonância magnética, oferecendo à região um diagnóstico avançado e abrangente.

Com tantos avanços tecnológicos na área de diagnóstico por imagem, como o senhor avalia essa evolução no combate ao câncer e no cuidado com o paciente?

Nos últimos 30 anos, a radiologia passou por uma transformação impressionante, com tecnologias que melhoraram drasticamente a qualidade dos diagnósticos e permitiram uma detecção cada vez mais precoce. Atualmente, é quase impensável que um cirurgião vá a uma cirurgia sem o devido planejamento feito por exames de imagem, como ultrassonografia, ressonância ou tomografia. A radiologia intervencionista também evoluiu, permitindo procedimentos minimamente invasivos que ajudam tanto no diagnóstico quanto no tratamento. Exames como biópsias e ablações térmicas, e até mesmo intervenções vasculares, são hoje feitos de forma mais precisa e segura.

Como analisa a importância de discutir e divulgar temas da Neuro-Oncologia para a comunidade médica e a sociedade em geral, como no I Simpósio do Norte Fluminense?

A Neuro-Oncologia é uma área essencial, especialmente com o aumento no número de diagnósticos precoces e os avanços nos tratamentos, que impactam diretamente a qualidade de vida e, muitas vezes, a cura dos pacientes. A sociedade precisa ser informada sobre esses avanços e ter acesso a essa tecnologia, que está disponível tanto em instituições privadas quanto no setor público. Divulgar esses progressos ajuda a conscientizar sobre os recursos modernos disponíveis e incentiva a busca por diagnósticos precoces.

Em termos de investimentos do Grupo IMNE, o que o senhor destacaria em tecnologia e procedimentos voltados para pacientes com câncer?

O Grupo IMNE tem sido pioneiro no interior do estado em investir constantemente em diagnóstico por imagem nos últimos 15 anos, inclusive competindo em nível estadual. Temos à disposição tecnologias de última geração, oferecendo exames com maior conforto e precisão, e contamos com uma equipe altamente capacitada, com treinamento em grandes centros de medicina no Brasil e no exterior. Além disso, damos especial atenção à formação de futuros médicos, convidando alunos de faculdades de medicina da nossa região, como a Faculdade de Medicina de Campos com mais de 50 anos de atividades, para que tenham contato com profissionais experientes e uma vivência prática de qualidade.

Sobre o I Simpósio de Neuro-Oncologia do Norte Fluminense realizado em Campos, que poderia destacar?

Este Simpósio é uma oportunidade valiosa para estudantes e profissionais locais terem contato com grandes especialistas do Brasil, o que enriquece nosso conhecimento e expande o alcance da Neuro-Oncologia em nossa região. Estamos promovendo a integração entre as especialidades e mostrando o que há de mais moderno em diagnóstico e tratamento. É um privilégio que contribui para elevar a qualidade da medicina no interior do estado.

LEIA TAMBÉM

Neuro-Oncologia e as novidades no avanço do diagnóstico por imagem

Dr.Gustavo Drumond: tratamentos de gliomas de alto grau e tumores metastáticos no SNC

IMNE reúne pesquisadores de Neuro-Oncologia em Campos

Leia também: