Curso para gestantes no Hospital Dr. Beda reúne profissionais e parceiros em evento gratuito

Participantes do Curso de Gestantes da Maternidade Lilia Neves, no auditório do Hospital Geral Dr. Beda

O auditório do Hospital Dr. Beda sediou na terça-feira (27), o curso para gestantes promovido pela Maternidade Lilia Neves, coordenado pela gerente Rachel Azevedo. Aberto ao público, o evento recebeu grávidas que fazem pré-natal na maternidade e também as que acompanham suas gestações em outros locais. “O curso foi pensado para oferecer uma preparação ampla, com temas que vão desde as fases do parto normal até os cuidados com o recém-nascido e o puerpério, incluindo o aspecto emocional dessa fase tão delicada”, explicou.

O curso contou com a participação da enfermeira obstetra Yanka Arantes, que detalhou as fases do parto normal, e da equipe da Mommy Consultoria, que abordou amamentação e os cuidados básicos com o bebê, como o banho e o processo pós-nascimento. A pediatra Mariana Berlich falou sobre “Nasceu, e agora?”, explicando como agir em situações comuns com o recém-nascido, como engasgos, soluços e tosse.

Gerente Rachel Azevedo conduz a reunião com gestantes e profissionais de saúde

A doutora Júlia Mesquita trouxe um importante enfoque na saúde emocional das mães no puerpério. “É fundamental que a família acolha essa mulher nesse período. Existem fases delicadas, como o ‘baby blues’ e a depressão pós-parto, que exigem atenção especial para evitar agravamentos”, destacou. A doutora Monique Manhães ministrou palestra sobre o pré-natal, explicando os exames necessários, cuidados, consultas e vacinas recomendadas, em um momento descontraído e interativo. A equipe da Maternidade Lilia Neves esteve presente prestigiando o evento e apoiando as participantes, muitas delas já conhecidas pelas profissionais.

Rachel com uma das participantes do curso

O curso foi aberto para gestantes e acompanhantes, e a maioria das futuras mães compareceu com seus parceiros. “Alguns pais participaram ativamente, aprendendo na prática a dar banho no recém-nascido — um momento muito interativo e importante para o vínculo familiar”, disse Rachel. Houve ainda uma atividade com a enfermeira Yanka, em que o pai fez uma massagem na mãe para demonstrar apoio durante o parto normal, “porque, muitas vezes, o que a mulher precisa é sentir a presença e o carinho, não apenas palavras”.

O evento contou com a colaboração de parceiros locais, que contribuíram com brindes e decoração. A fotógrafa Alessandra Coverloni, que registra partos na Maternidade Lília Neves há muitos anos, foi  um dos destaques no encontro. Também foi dado o apoio da Le Petit Colore, Mamãe e Bebê, Ateliê Vovó Ama Vovó Faz, Débora Nunes Bolsas, Wesley Balões e Doce Lu.

O encontro contou com a doação de um quilo de alimento, arrecadando uma quantidade significativa que será destinada aos pacientes do Setor de Hemodiálise do Beda. O evento também teve sorteios de brindes,  um coffee break com opções de comidas saudáveis, pensadas especialmente para as gestantes.

Galeria de imagens

Leia também:

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.