
“É muito importante receber esse reconhecimento nos 50 anos do IMNE que representam um aprendizado que os livros não ensinam. Somente o dia a dia, com todas as dificuldades que enfrentamos, é que vai criando, em cada um de nós, uma força maior para alcançar novos objetivos e conquistas.” Foi com esse sentimento de gratidão e reflexão que o diretor-presidente do Grupo IMNE, o médico Herbert Sidney Neves, recebeu a medalha Construtor do Desenvolvimento Regional, em solenidade promovida pela Firjan na noite de quarta-feira (25), no Teatro Sesi, em Campos dos Goytacazes.

Além do diretor-presidente do Grupo IMNE, também foi homenageado o empresário da construção civil Geraldo Pereira Emmanuel, fundador da Macterra. A cerimônia contou com a presença do presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, do presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto Siqueira, e do vice-presidente regional, Thieres Rodrigues, além de autoridades e representantes do setor produtivo.
“O Herbert é um verdadeiro desbravador. Com 50 anos de empresa, ele rompeu barreiras e quebrou paradigmas. Cada projeto dele tem um olhar voltado para o coletivo. E quando se pensa no coletivo, o crescimento vem junto”, destacou Thieres Rodrigues, vice-presidente da Firjan NF, ao justificar a escolha dos homenageados.

Francisco Roberto Siqueira reforçou a importância da premiação, dizendo que a medalha é o reconhecimento de trajetórias que contribuíram efetivamente para o desenvolvimento de Campos e da região. “O doutor Herbert é um pioneiro na área da oncologia em nossa região. Já o Geraldo Amaral é um grande articulador da construção civil. É uma noite especial para a indústria, para a cidade e para todo o Norte Fluminense”, afirmou.
O presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, Luiz Césio Caetano, ressaltou a tradição da entidade em valorizar quem trabalha pelo crescimento do estado do Rio. “É uma satisfação enorme estar aqui em Campos homenageando meu contemporâneo Sidinho e também o Geraldo. As duas empresas estão completando 50 anos, o que por si só já é um marco”, disse. Ele destacou ainda a parceria entre a Firjan SESI e o setor da saúde, lembrando que o bem-estar do trabalhador é um elo essencial nessa cadeia produtiva.

Primeiro a ser agraciado com a medalha, o empresário Geraldo Pereira fez um discurso emocionado, relembrando a trajetória que começou ainda aos 10 anos de idade. “Ser empresário no Brasil é como ler um eletrocardiograma: é um sobe e desce constante. Só com muita resiliência e amor pelo que se faz conseguimos chegar até aqui”, disse. Aos 71 anos, ele destacou ainda seu apreço pela tecnologia e afirmou que acompanhar o avanço técnico da construção civil foi um dos grandes diferenciais da sua atuação ao longo das décadas.

Em seguida, foi a vez de Herbert Sidney Neves ser homenageado. Em sua fala, ele destacou a emoção de rever colegas da juventude e de celebrar, junto à comunidade, os 50 anos do Grupo IMNE, que, atualmente, reúne 20 empresas e mais de dois mil colaboradores. “Recebo essa homenagem com muita satisfação, principalmente por reencontrar, na figura do presidente da Firjan, um companheiro da nossa terra e da juventude. Esta cerimônia marca novas oportunidades de estarmos juntos, mesmo em meio à correria do dia a dia”, declarou. Ele fez uma referência especial à sua esposa, dona Laura Neves; ao seu filho Diogo Neves, diretor clínico do Hospital Dr. Beda; e à sua filha Gabriela Neves, diretora de Qualidade da empresa.
Após a entrega das medalhas e certificados aos empresários homenageados pela Firjan, houve um momento de confraternização, cumprimentos e descontração entre os participantes. Muitos colaboradores do Grupo IMNE estiveram no auditório e nas dependências do Teatro Sesi. Eles posaram para fotos com o doutor Herbert Sidney Neves e fizeram questão de parabenizá-lo pela conquista e reconhecimento.
Depoimento de Herbert Sidney Neves sobre a homenagem da Firjan
A seguir, trechos do discurso do diretor-presidente do Grupo IMNE, ao receber a medalha Construtor do Desenvolvimento Regional, prêmio concedido pela Firjan a personalidades que contribuíram de forma relevante para o crescimento econômico e social da região.
“Doutor Luiz Césio Caetano, digníssimo presidente da Firjan no estado do Rio de Janeiro. Doutor Francisco Roberto Siqueira, digníssimo presidente da Firjan no Norte Fluminense. Senhoras e senhores, quando recebi a comunicação da homenagem que me seria prestada — a entrega da medalha Construtor do Desenvolvimento Regional, concedida pela Firjan a personalidades que contribuíram de forma relevante para o crescimento econômico e social da região — foi para mim uma dupla emoção.

Primeiramente, por ser reconhecido por uma entidade da importância da Firjan, que atua na promoção do desenvolvimento de todo o estado do Rio de Janeiro. Em segundo lugar, por ter recebido essa comunicação das mãos de um amigo de longa data, o atual vice-presidente da Firjan Regional, Thieres Rodrigues, que estava acompanhado do também amigo Fábio Paes, presidente do Clube de Diretores Lojistas em nossa cidade.
Nessa ocasião, recordei abril de 1975 — o início da história do IMNE. Naquele momento, éramos apenas três médicos, um servente e uma secretária. Passados 50 anos, completados no último mês de abril, hoje somos muitos.
Em relação ao quadro médico funcional, que conta com aproximadamente 600 profissionais médicos, o Grupo IMNE é constituído por 20 empresas ativas, que, tenho certeza, colaboram para uma medicina de alto nível exercida em nossas dependências. Além dessas, outras atividades também contribuem para o funcionamento do grupo.
Os funcionários, que, merecidamente, denominamos colaboradores, são parte essencial de todas as conquistas que o Grupo IMNE alcançou ao longo desses anos. Costumo dizer que ninguém faz nada sozinho. Se não fosse pela participação efetiva desses 2.150 colaboradores, que vestem a camisa todos os dias e se dedicam com afinco, jamais teríamos chegado onde chegamos.

Posso afirmar, sem medo de errar, que pode haver empresas com equipes tão boas quanto as nossas, mas melhores não. Nossas equipes são fantásticas.
Hoje, ao ser homenageado, tive que escolher trinta pessoas para convidar e lembrar nessa data especial. Ficou impossível convidar a todos que têm a minha admiração e o meu reconhecimento. Por isso, estabeleci que tentaria mesclar entre jovens e aqueles que compõem a minha estimada “velha guarda” que estão comigo há 45, 48, 49 anos. Esta premiação honra a minha pessoa, mas, acima de tudo, reconhece o trabalho de todos os colaboradores presentes e daqueles que não puderam estar. Agradeço à Federação das Indústrias do Rio de Janeiro por esta homenagem, por meio de sua diretoria, incluindo o presidente estadual, que, embora não seja presença habitual nesta solenidade, saiba que a minha gratidão é imensa. Parabenizo, ainda, o outro homenageado pela Firjan, Geraldo Pereira Emmanuel.
Agradeço, como todos nós fazemos, o apoio familiar, o apoio que hoje recebo do meu filho, Diogo Neves. Agradeço também à minha filha, Gabriela Neves, que trabalha comigo diariamente, e à Laura Neves, minha esposa, que tem acompanhado todas as minhas experiências no empreendedorismo.
Reitero, com grande significado, meus sinceros agradecimentos à Firjan e aos membros que compõem esta diretoria”.