Palestra reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

 

Médica mastologista Maria Nagime faz palestra no Hospital Dr.Beda

Nesta terça-feira (15), o auditório do Hospital Dr. Beda foi promovida uma palestra pelo Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. A responsável por conduzir o evento foi a médica mastologista Maria Nagime, que abordou a importância do diagnóstico precoce e a relevância da ação para os colaboradores do Grupo IMNE.

Durante o evento, a doutora Maria Nagime ressaltou o cuidado especial que o hospital tem com seus funcionários, em especial as mulheres. “Temos uma grande população de colaboradoras, muitas já em idade de realizar o rastreamento do câncer de mama. Com a correria do trabalho, muitas vezes as mulheres acabam negligenciando o autocuidado. Por isso, essa palestra tem o objetivo de alertá-las para a importância de prestar atenção ao próprio corpo e buscar ajuda o quanto antes, caso notem algo diferente”, afirmou.

A médica, que há 15 anos participa dessas campanhas no hospital, destacou que o encontro anual é sempre uma oportunidade para esclarecer dúvidas e promover o autocuidado. “Muitas vezes, durante a palestra, as colaboradoras encontram espaço para tirar dúvidas que estavam adiando, e esse é um momento valioso para promover a conscientização”, explicou.

Hábitos saudáveis como prevenção

A mastologista Maria Nagime também falou sobre a prevenção do câncer de mama, que está intimamente ligada a hábitos de vida saudáveis. “Estudos mostram que até 30% dos tumores de mama podem ser evitados com mudanças no estilo de vida, como a adoção de uma alimentação equilibrada, a prática regular de atividade física, além de evitar o consumo de álcool e cigarro”, frisou. A médica reforçou a importância de investir nesses hábitos, tanto para a prevenção do câncer de mama quanto para melhorar a qualidade de vida de modo geral.

Rastreamento e diagnóstico precoce

Em relação ao rastreamento e ao diagnóstico precoce, a médica lembrou que a mamografia é o exame mais indicado para detectar o câncer de mama em fases iniciais. “O exame é recomendado a partir dos 40 anos para mulheres sem histórico familiar da doença. No entanto, para aquelas com histórico, o ideal é que o rastreamento seja iniciado mais cedo, com acompanhamento médico especializado”, orientou.

A mastologista também destacou que, para os casos em que há histórico familiar, o Hospital Dr. Beda já disponibiliza exames genéticos que permitem personalizar o acompanhamento das pacientes, o que contribui para uma prevenção ainda mais eficaz. “O Outubro Rosa é uma oportunidade de reforçar a importância dos cuidados preventivos e do diagnóstico precoce do câncer de mama, com impacto direto na saúde e qualidade de vida das mulheres”, conclui.

 

 

Galeria de imagens

 

Leia também: