A Campanha Setembro Vermelho alerta para os cuidados com a saúde cardíaca e a prevenção das doenças cardiovasculares. O mês foi escolhido para a mobilização, pois no dia 29 é comemorado o Dia Mundial do Coração. O Hospital Geral Dr.Beda e todo o Grupo IMNE apoiam a campanha e mantém ações diárias dos profissionais que cuidam de pacientes cardíacos. Os casos de infartos no Setor de Emergência, por exemplo, correspondem a cerca de dez por cento dos mais de 4.200 atendimentos mensais. As doenças do coração são as maiores causas de mortes no mundo. Portanto, todo cuidado é necessário.
Para o cardiologista e coordenador do Setor de Emergência do Beda, doutor Pedro Conte, todas as campanhas em favor do coração são válidas. “Elas visam chamar à atenção dos pacientes, das pessoas em geral, para fazerem buscas relacionadas a algum problema. Quando falamos de problemas cardíacos, a gente se refere às maiores causas de morte e morbidade do mundo, principalmente AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infarto. Deve-se ressaltar que as arritmias, hipertensão, dislipidemia, colesterol alto, todos são fatores de risco para doenças cardíacas”, cita.
A prevenção das doenças cardíacas é uma grande aliada nos cuidados com a saúde. “Prevenir é o pilar de todo tratamento; prevenir complicações e eventos é o mais importante. Precisamos evitar infarto, AVC, risco de morte súbita. É preciso controlar todos os fatores de risco para essas doenças. Friso bastante em relação à hipercolesterolemia, que seria o colesterol alto; o controle da pressão arterial; o antitabagismo; em relação à atividade física.
O cardiologista Nicolau Schettino também é coordenador da Emergência do Hospital Dr. Beda. Ele conta que o número elevado de atendimentos relacionados a questões cardíacas, o que mais prevalece são os casos de dor torácica, insuficiência cardíaca e as arritmias. “No mês de agosto, tivemos um total de 53 casos de atendimentos por dor torácica. Destes, cinco foram pacientes com um infarto com supradesnivelamento de ST, quando se tem necessidade de tratamento e intervenção o mais breve possível. O hospital conta com Serviço de Hemodinâmica 24 horas. Nesses casos, a gente tem como referência e diretrizes, um atendimento pela equipe de hemodinâmica para intervenção coronariana percutânea em até 90 minutos. Damos esse atendimento adequado ao paciente”, explica.
De acordo com Schettino, os casos relacionados a transtornos cardíacos apresentam algumas características na Emergência. “Muitas das vezes são por distúrbio de ansiedade, síndrome do pânico ou algo assim que traz o paciente com dor torácica ao setor. A gente acaba fechando esse diagnóstico posteriormente. O diagnóstico inicial de dor torácica gira em torno de 10% desses atendimentos”.
Procedimento exclusivo em Campos
O Hospital Geral Dr. Beda adota o exame chamado troponina ultrassensível nos casos de suspeitas de infarto. Este é um método exclusivo em Campos dos Goyatacazes. “Trata-se de um exame laboratorial. O que a maioria dos hospitais no Brasil utiliza é a troponina convencional, onde o diagnóstico de infarto acaba tendo que fazer uma sequência de dosagens. Isso pode se estender até 18 horas, a depender do material que é utilizado. Com a troponina ultrassensível, temos, em até três horas, conforme o nosso protocolo, o valor positivo para poder confirmar ou sugerir o quadro de infarto, e, assim, dar o devido tratamento ao paciente o mais breve possível”, destaca o cardiologista.
O Hospital Dr. Beda conta com equipe de cardiologistas disponível 24 horas, todos os dias da semana. Para o médico cardiologista Carlos Eduardo Soares, responsável pela clínica Excelência Diagnóstico por Imagem, a campanha Setembro Vermelho reforça o comprometimento de profissionais dedicados a tratar doenças do coração. “O CardioBeda, o Hospital Dr. Beda, o Beda Imagem e a Excelência contam com modernos métodos diagnósticos para auxilio na identificação e no tratamento de problemas cardíacos, conforme solicitação do médico assistente. O Setembro Vermelho nos alerta para as doenças cardiovasculares que são a maior causa de mortes atualmente no Brasil, e, na maioria dos países desenvolvidos. A prevenção contínua é o melhor tratamento para combate as doenças cardiovasculares. Uma avaliação anual rotineira em indivíduos com mais de 40 anos, e em pessoas que desenvolvem atividades físicas de alto desempenho e competitivas, sempre deve ser realizada. Manter bons hábitos e tratar os fatores de risco modificáveis sempre aumentam a sobrevida da população”, diz.
Os pacientes atendidos pelos profissionais do Hospital Dr. Beda contam com ampla gama de exames diagnósticos. “Posso citar a ressonância cardíaca, a angiotomografia de coronárias, a cintilografia miocárdica; teste ergométrico, o próprio cateterismo cardíaco, o eletrocardiograma; o ecocardiograma, tanto transtorácico quanto transesofágico. A partir daí, o paciente vai ficar aos cuidados da equipe da cardiologia, que são os especialistas para dar seguimento nesse diagnóstico, e buscar a melhor forma de tratamento. Como é dito na questão do infarto, tempo é músculo. A gente não pode perder tempo nem músculo cardíaco, reduzindo o risco de evoluir com insuficiência cardíaca”, conclui o médico Nicolau Schettino.