Beda promove campanha Outubro Rosa com desfile de moda e ações sociais

 

A mastologista Maria Nagime durante uma das campanhas pelo Outubro Rosa (Arquivo)

Até o fim deste mês, diversas ações acontecem no Hospital Geral Dr.Beda e OncoBeda para lembrar a campanha de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa. Entre as atividades, um jantar beneficente em prol do Instituto do Câncer, um desfile no Parquecentro Shopping, no dia 30, às 18h30, com a participação de lojas locais; bazar presencial e online; sessão de pintura artística com pacientes e uma sessão de fotos coordenada pelo fotógrafo e maquiador Binho Dutra. Haverá, ainda, doação de tatuagens para pacientes que superaram o câncer.

Martha Henriques, diretora administrativa do Grupo IMNE, destacou a importância do mês de Outubro Rosa para a oncologia da instituição. “Esta época é crucial para reforçar a prevenção e os cuidados relacionados ao câncer de mama, uma doença que, a cada ano, acomete mulheres cada vez mais jovens. Mesmo com o aumento do acesso a informações e serviços de saúde, temos visto um número crescente de diagnósticos precoces”, observa.

Diretora administrativa do Grupo IMNE, Martha Henriques

De acordo com o INCA, a previsão para 2024 é alarmante, com 73.610 novos casos de câncer de mama no Brasil. “Apesar dos esforços dos programas de prevenção, tanto na rede privada quanto pública, ainda há um aumento significativo no número de pacientes diagnosticadas”, ressalta a diretora administrativa.

Uma das iniciativas do Grupo IMNE para este ano é a criação de um ambulatório de predisposição hereditária ao câncer, que será implementado no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é realizar o rastreamento de mulheres através de exames genéticos e histórico familiar, buscando identificar possíveis predisposições ao câncer de mama. “Essa abordagem permite que as mulheres e suas famílias recebam orientações sobre prevenção, ajudando a evitar que futuras gerações enfrentem a mesma realidade. O Grupo IMNE se une ao poder público, contribuindo para a saúde e bem-estar das mulheres”, finaliza Martha Henriques.

Equipe multidisciplinar e videocast

A campanha Outubro Rosa 2024 é vista como marcante devido à colaboração inédita de sete sociedades médicas, entre elas radiologia, mastologia e ginecologia, que se uniram para promover uma ação conjunta. De acordo com a mastologista Maria Nagime, o principal enfoque é destacar a relevância de uma equipe multidisciplinar no tratamento do câncer de mama, enfatizando o papel de diversos profissionais especializados que acompanham as pacientes em todas as fases do tratamento.

Maria Nagime entrevista a enfermeira Virginia Correa e a nutricionista Dalila Dutra

“O intuito é evidenciar que o tratamento do câncer de mama vai além do mastologista ou oncologista. Há uma verdadeira sinfonia de profissionais envolvidos, desde o diagnóstico até o pós-tratamento. Essa colaboração começa com a recepcionista que acolhe a paciente, passando pela farmacêutica que prepara a quimioterapia, o fisioterapeuta que auxilia no pré e pós-operatório, até o radiologista que faz os exames, o oncologista que conduz o tratamento, e o radioterapeuta, entre outros”, diz Dra.Nagime.

Outro ponto de destaque desta edição são os vídeocasts semanais, apresentados pela Maria Nagime, na J3News TV, YouTube, e com trechos divulgados nas redes sociais do Hospital Dr. Beda. A cada terça-feira, às 20h, um episódio inédito vai ao ar. “Profissionais de diversas áreas da saúde compartilham as novidades de suas especialidades e a importância do trabalho conjunto. São especialistas altamente qualificados, que integram a equipe multiprofissional do Hospital Beda e do OncoBeda. O tratamento do câncer de mama requer uma equipe extensa”, ressalta a mastologista.

 

Leia também: