Uma escultura com coração gigante foi instalada em frente ao Hospital Geral Dr. Beda, em Campos dos Goytacazes, na manhã desta segunda-feira (30). A iniciativa faz parte de uma programação que celebra o Dia Mundial do Coração, comemorado no dia 29 de setembro. O objetivo é conscientizar a população sobre doenças cardíacas, prevenção e tratamento.
A direção do Hospital Dr. Beda e vários profissionais do CardioBeda participam de ações voltadas para o público externo. Uma estrutura foi montada para aferição de pressão, distribuição de folhetos e orientações médicas sobre como prevenir problemas cardíacos.
O diretor-presidente do Grupo IMNE, Dr. Herbert Sidney Neves, esteve no evento e prestigiou o trabalho dos colaboradores da instituição. A diretora administrativa, Martha Henriques, também acompanhou as atividades. Um café da manhã foi servido aos participantes. Algumas pessoas que passavam pela calçada, se interessaram pelo tema e puderam receber informações sobre prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares. Outras fizeram questão de fazer fotos ao lado do coração gigante.
A campanha Setembro Vermelho aborda as questões que envolvem problemas e tratamentos de doenças cardíacas. Durante todo o mês, profissionais do CardioBeda e do Setor de Emergência do Hospital Geral Dr. Beda, se empenharam em informar e tratar de pessoas, vítimas de mal súbito, arritmias cardíacas e outros males do coração.
Para o cardiologista e coordenador do Setor de Emergência do Beda, doutor Pedro Conte, todas as campanhas em favor do coração são válidas. “Elas visam chamar à atenção dos pacientes, das pessoas em geral, para fazerem buscas relacionadas a algum problema. Quando falamos de problemas cardíacos, a gente se refere às maiores causas de morte e morbidade do mundo, principalmente AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infarto. Deve-se ressaltar que as arritmias, hipertensão, dislipidemia, colesterol alto, todos são fatores de risco para doenças cardíacas”, cita.
O CardioBeda dispõe de cardiologistas capacitados, incluindo uma especialista em arritmias cardíacas, além de oferecer os exames complementares necessários para um diagnóstico preciso. “Orientamos sobre o tratamento, monitoramento contínuo e educação para o controle e acompanhamento do paciente com arritmia. O mais importante é a conscientização sobre a importância da saúde cardíaca. A tecnologia tem avançado significativamente na área de arritmias cardíacas. Dispositivos como monitores de ECG e smartwatches com recursos de monitoramento cardíaco podem ajudar na detecção precoce e no acompanhamento das arritmias, facilitando a identificação e a intervenção oportuna”, conclui o coordenador do serviço e médico cardiologista, Elias Yunes.
Galeria de imagens