Siga-nos:

UTIs do Hospital Dr. Beda recebem certificação de qualidade entre as melhores do Brasil

Esta quarta-feira, 18 de junho, marca um dia de grande relevância para o Hospital Dr. Beda, que celebrou a conquista dos Selos UTIs Top Performer e UTI Eficiente para suas quatro Unidades de Terapia Intensiva. As certificações, concedidas pela Epimed e pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), são um reconhecimento ao desempenho e à eficiência no atendimento intensivo prestado pelo hospital. O evento de entrega das certificações, realizado no auditório da instituição, contou com a presença de médicos, enfermeiros e diversos funcionários que desempenharam um papel fundamental na conquista desses selos de excelência.

“É um reconhecimento importante da plataforma chamada Epimed, que avalia o desempenho das UTIs em todo o Brasil. Essa plataforma está diretamente integrada ao nosso prontuário, permitindo análises detalhadas de indicadores como taxa de infecção hospitalar, tempo de permanência e taxa de mortalidade. Estamos entre os 10% dos hospitais brasileiros que alcançaram os critérios de excelência estabelecidos pela Epimed. É um orgulho para um hospital do interior do estado do Rio de Janeiro atingir esse nível de desempenho. Gostaria de agradecer à nossa equipe pelo comprometimento e dedicação”, explicou o diretor do Grupo IMNE, o médico Diogo Neves.

A diretora administrativa do Grupo, Martha Henriques, destacou a precisão dos dados obtidos pela Epimed, integrados ao sistema Tasy, principal software de gestão hospitalar disponível no mercado. “Não há manipulação de dados, apenas uma conferência e depois uma tabulação desses dados. É importante destacar que a nossa equipe é constantemente treinada e capacitada, com reuniões semanais para avaliar e ajustar o atendimento quase em tempo real. Ou seja, todos os funcionários são essenciais para os resultados que se dão através da integração de toda a equipe na segurança e excelência do atendimento”, disse.

De acordo com Kamila Montenaro, enfermeira analista de indicadores assistenciais da Epimed, das 1.980 unidades elegíveis e participantes em todo o Brasil, apenas 258 obtiveram o Selo UTIs Top Performer e 202 foram certificadas como UTI Eficiente. As UTIs do Hospital Dr. Beda estão entre elas.

Kamila explicou os critérios usados pela empresa para avaliar e certificar as UTIs. Segundo Montenaro, “os critérios incluem o desfecho, que é a mortalidade, e a utilização de recursos. Isso significa que o hospital alcançou bons resultados clínicos ao mesmo tempo em que fez um uso eficiente e proporcional dos recursos, praticando uma medicina intensiva sustentável. Os dados analisados abrangem todo o ano de 2023, de 1º de janeiro a 31 de dezembro, e refletem o desempenho de todos os pacientes que passaram pela UTI nesse período.”

Segundo Afonso Faria, Chefe da UTI 3 da unidade 1 do Hospital, o reconhecimento recebido representa mais do que um objetivo alcançado; é uma validação do trabalho realizado com grande empenho ao longo de três décadas desde a inauguração do hospital. “Esse reconhecimento é o resultado do esforço, empenho e comprometimento contínuo de toda a equipe. Os resultados positivos alcançados nos enchem de satisfação”, destacou Faria.

Matéria: Cíntia Barreto – J3 News

Leia também: