No Dia Nacional de Combate à Obesidade, pacientes recebem informações e lanches saudáveis

 

Nutricionista Hldylaine Campos atua no Hospital Geral Dr. Beda

O Dia Nacional de Combate à Obesidade ganhou destaque no Centro Médico do Hospital Geral Dr. Beda nesta sexta-feira (11). A nutricionista Hldylaine Campos enfatizou a relevância da alimentação saudável, como base para a prevenção de doenças e promoção de qualidade de vida. Houve distribuição de cerca de 200 kits de alimentação saudável, como sucos sem açúcar, saladas de frutas, biscoitos integrais, além de folhetos informativos para usuários. A iniciativa visa conscientizar os pacientes sobre a importância de hábitos alimentares equilibrados.

“A alimentação é a chave principal da prevenção. Hoje, estamos aqui para abordar a importância de uma dieta saudável, que está diretamente relacionada ao tratamento e à prevenção de doenças”, afirmou Hldylaine. Ela ressaltou que a obesidade é uma condição que pode levar ao desenvolvimento de outras doenças. “Muitas vezes, um paciente obeso chega ao consultório dizendo que seus exames de sangue estão normais, mas ele pode já ter uma doença associada à obesidade”, explicou.

A nutricionista comentou sobre o Dia Nacional de Combate à Obesidade: “É essencial que as pessoas lembrem-se dessas ocasiões. A nossa alimentação é a base do que teremos a longo prazo. Se eu tenho uma alimentação saudável hoje, não se trata apenas de um período de mudança. A ideia não é apenas emagrecer rapidamente, mas sim adotar uma dieta equilibrada de forma contínua.”

A profissional de saúde alertou sobre alguns riscos que envolvem dietas muito restritivas. “Elas não funcionam a longo prazo. Podem ser mantidas por um período, mas depois a pessoa tende a voltar aos hábitos antigos, o que pode resultar em compulsão alimentar. Uma dieta deve ser consciente, com o consumo de alimentos de verdade. O paciente terá um grande resultado se seguir esse princípio.”

Hldylaine Campos também ressaltou o acompanhamento profissional na elaboração de dietas. “É de suma importância ter um nutricionista envolvido, pois ele vai calcular as necessidades nutricionais e evitar, como mencionei, uma dieta excessivamente restritiva. Um profissional pode atender as necessidades do paciente e evitar desgastes”, afirmou.

Formada em 2018, a nutricionista possui especialização em nutrição materno-infantil, nutrição molecular, funcional e clínica, além de atuar na saúde da mulher. Ela também discutiu a importância de um planejamento adequado, alertando que uma dieta mal calculada pode causar carências nutricionais e afetar a saúde geral.

“Se você seguir uma dieta mal planejada ou uma dieta feita por conta própria, pode ter problemas nos exames de sangue, como no hemograma completo e na parte bioquímica. Desde que me formei, comecei a atender aqui no hospital, e o trabalho realizado em conjunto com os pacientes é fundamental para promover mudanças efetivas na alimentação”, conclui.

 

Leia também:

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.