Uma equipe da Organização Nacional de Acreditação (ONA) esteve nos últimos dias no Hospital Geral Dr.Beda. A unidade já possui a certificação ONA 1, pioneira em Campos dos Goytacazes e região. A diretora administrativa do Grupo IMNE, Martha Henriques, comentou sobre a mais recente avaliação. A instituição tem se preparado para obter a certificação ONA 2.
“Trata-se de manutenção periódica da certificação, o que nos auxilia com orientações e aferições. Nosso objetivo é em seis meses alcançar o ONA 2, uma certificação mais interessante porque une tecnologia e RH, e mais os processos que já foram implantados. Nesse período, aperfeiçoamos e capacitamos mais profissionais. Fizemos algumas mudanças em setores estratégicos, o que contribuiu muito para a customização de todos os nossos processos”, explica.
De acordo com a Organização Nacional, a Acreditação é um método de avaliação e certificação. Por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promove a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.
“Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. Realizado de forma voluntária e reservada, o método de avaliação para Acreditação não tem caráter fiscalizatório e constitui, essencialmente, um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua”, resume.