
Durante este mês, o Hospital Dr.Beda, OncoBeda e todo o Grupo IMNE participam de alguma forma da campanha Outubro Rosa. O objetivo de conscientizar mulheres sobre o câncer de mama, prevenção e tratamento ocorre por meio de eventos, palestras, entrevistas e programas como o videocast “Falando mais sobre Outubro Rosa”, da J3 News TV, apresentado pela mastologista Maria Nagime. Na quarta-feira (30), às 18h, um desfile de moda acontece no Parquecentro Shopping, reunindo pacientes e profissionais de saúde. Motivar o bem-estar de mulheres que venceram ou que ainda lutam contra a doença é proposta do evento aberto ao público.

“No desfile do dia 30, teremos pacientes e vários profissionais responsáveis. O foco da campanha deste ano juntou as sociedades de radiologia, mastologia e ginecologia, para mostrar como é importante o tratamento multiprofissional e multidisciplinar. Não são apenas o mastologista ou oncologista. A paciente, ao fazer sua entrada no serviço hospitalar, passa por secretária, psicóloga, assistente social. Toda equipe é designada para que a paciente passe pela trajetória do câncer da melhor maneira possível”, cita a médica mastologista Maria Nagime.
A apresentadora da J3News TV, Yasmin Abílio, será a mestre de cerimônia do desfile de moda no Parquecentro, na quarta-feira (30). “Recebi o convite para apresentar o desfile com muita alegria e gratidão. É uma honra poder contribuir para uma causa tão importante como o Outubro Rosa e estar ao lado de pessoas que demonstram tanta força, coragem e resiliência Minha expectativa é que o desfile seja um momento de celebração da vida e de conscientização, além de uma oportunidade para trazer leveza e auto-estima às pacientes envolvidas. Espero que a energia positiva desse evento inspire muitas outras pessoas a se unirem nessa causa”, comenta a apresentadora do evento este ano.
Um dos diferenciais do Outubro Rosa em Campos este ano foi a criação do videocast da J3News TV, moderado pela mastologista Maria Nagime. Os quatro episódios estão disponíveis em site e plataforma digital. “Foi desafiador, uma experiência nova para mim. Me senti honrada e lisonjeada com o projeto. Conversei com colegas do corpo clínico do OncoBeda e do Unacon (SUS). É um prazer de colaborar com o J3 e o Hospital Dr. Beda. É importante usar diversos canais de comunicação para informar a sociedade de maneira confiável e qualificada. A parceria com o J3 foi fundamental para promover ações em prol da causa” diz.
Afeto e profissionalismo

‘O suporte psicológico é importante desde o início da descoberta da doença, pois esta traz diversas mudanças na vida do paciente e de seu ciclo familiar. As mulheres diagnosticadas com câncer de mama podem sofrer com a sensação da perda da identidade feminina, pois o tratamento pode trazer diversas mudanças, sendo as mais comuns geradas através de procedimentos cirúrgicos, efeitos do tratamento (queda do cabelo, alterações hormonais, perda do pelo em outras partes do corpo e/ou rosto). As reações ao diagnóstico e tratamento variam de acordo com o momento atual, contexto social, cultural e com a presença ou não da espiritualidade. Ao tratarmos um câncer, não lidamos somente com o impacto emocional.”, pontua a psicóloga.

A enfermeira do OncoBeda, Virgínia Corrêa, trabalha com pacientes oncológicos há 26 anos. Ela comentou sobre a importância da campanha deste ano. “Achei maravilhoso ter a oportunidade de explicar como funciona o tratamento, a rede de cuidados dentro de várias especialidades e com vários profissionais. Precisamos falar mais sobre prevenção, não só em outubro. É importante ter um acesso mais fácil aos diagnósticos precoces, como a mamografia, e a visita ao ginecologista e mastologista na rede básica. Acho que, em relação ao câncer de mama, precisamos focar na prevenção, no rastreio, nos exames e na ida regular ao médico. Claro, o autoexame é importante, mas não deve ser a avaliação primordial”, finaliza.