Casa Nicola Albano: espaço de apoio às mães de bebês prematuros é inaugurado em Campos

A diretora do Centro Nicola Albano, Dra.Laura Dias, a diretora do Grupo IMNE, Martha Henriques, colaboradores e voluntários participam da inauguração de Casa Nicola Albano (Fotos Josh)

 

Uma solenidade marcou a inauguração da Casa Nicola Albano, um novo projeto social criado pelo Centro Nicola Albano UTI Neonatal e Pediatria, em Campos dos Goytacazes, na noite desta quarta-feira (13). Comemorando 30 anos de atuação na cidade, a instituição deu início a mais uma importante iniciativa, voltada para apoiar as mães de bebês prematuros internados. A residência fica situada na Rua José do Patrocínio, 66, próximo à Cidade da Criança e ao Hospital Dr. Beda. O projeto foi idealizado pela médica neonatalogista Laura Dias.

O evento contou com a participação de diversos convidados, autoridades e a bênção do padre Wallace Azevedo, que conduziu o momento de reflexão e espiritualidade. A apresentação dos jovens músicos da ONG Orquestrando a Vida emocionaram o público com suas melodias, além da cantora Laurah Pessanha.

Dra. Laura Dias e a diretora administrativa Martha Henriques

A diretora do Centro Nicola Albano, doutora Laura Dias, destacou a relevância da nova casa para as famílias que enfrentam a difícil realidade de ter um filho prematuro internado:

“Este espaço é uma forma de contribuir com essas famílias que carecem de apoio médico, social e emocional. A ideia é garantir que as mães possam estar mais próximas de seus filhos enquanto recebem o tratamento necessário. Além disso, a casa se torna um ponto de apoio para o voluntariado e também um centro de pesquisa. Essa casa representa saúde infantil, trazendo bem-estar à saúde e à evolução das crianças no seu desenvolvimento. Aqui, temos o leite materno do lado, temos a possibilidade de contato e carinho da mãe, representando um local de acolhimento e cuidado. Essas crianças não serão abandonadas, mas serão cuidadas e acolhidas”, afirma.

A diretora administrativa do Grupo IMNE, Martha Henriques, também comentou sobre a criação da Casa Nicola Albano:

“Com a Casa Nicola Albano, conseguimos complementar o trabalho que já realizamos nas UTIs. O objetivo é trazer as mães para mais perto de seus filhos, oferecendo conforto e condições para que elas fiquem mais tranquilas, amamentem e se sintam mais apoiadas. A Casa está localizada a cerca de 100 metros da UTI Neonatal, o que permite que as mães fiquem aqui, durante o dia, desenvolvendo habilidades e cuidando de seus filhos. Esse projeto é algo que a doutora Laura pensou e realizou com nossa ajuda, e estamos muito felizes com essa iniciativa. O Grupo IMNE não apenas oferece assistência à saúde, mas também tem uma visão holística, envolvendo as famílias no processo de recuperação dos pacientes”.

A Casa Nicola Albano é um projeto que visa fornecer conforto e acolhimento para mães que se encontram em situação de vulnerabilidade social, oferecendo um ambiente seguro e acolhedor para que possam se manter próximas aos filhos e participar ativamente do processo de recuperação das crianças. São acomodações com 12 leitos, banheiros, refeitório, espaço de convivência e relaxamento.

Apoio terapêutico e pesquisas

Parceiros e voluntários

Glória Abreu é psicóloga do Centro Nicola Albano há mais de 20 anos. Ela se diz feliz e realizada com a concretização da Casa Nicola Albano. “Para mim, hoje é um dia de muita emoção com um sonho compartilhado. Estamos inaugurando esse projeto, oferecendo um suporte às mães e aos bebês, proporcionando um cuidado contínuo e importante para as crianças e suas famílias.”

A fisioterapeuta e pesquisadora Maura Nogueira Cobra integra o projeto da Casa Nicola Albano que também terá espaço para atividades científicas. “Esse espaço vai permitir que as mães fiquem perto de seus bebês, com a facilidade de amamentá-los e cuidar deles. É um passo importante, tanto para as mães quanto para as pesquisas que desenvolvemos. Temos parcerias com a Universidade Federal de São Carlos, a Uenf e outras universidades, e queremos expandir ainda mais esse trabalho. Além disso, estamos trazendo o ambulatório de acompanhamento para cá, para acompanhar o neurodesenvolvimento dos prematuros e seu desenvolvimento de forma global”, cita Maura.

A participação de voluntariados também faz parte da proposta do espaço recém-inaugurado em Campos. “Estamos muito felizes com essa iniciativa e com a possibilidade de trabalhar em conjunto com todos os profissionais da área e com o voluntariado. As expectativas são imensas, e estamos todos muito empolgados com os novos projetos que surgirão com a Casa Nicola Albano”, diz Maura. A diretora Laura Dias complementa: “Nós, da sociedade civil, vamos ajudar, atuar como pessoas e entidades. Essa é a minha intenção. Qualquer tipo de doação material, emocional e social será bem-vinda”, diz a diretora e médica Laura Dias.

Na solenidade de inauguração, parceiros e voluntários puderam se manifestar sobre o projeto Casa Nicola Albano, como a promotora da Infância e Juventude de Campos dos Goytacazes, Anik Rebello Assed. Um dos depoimentos de destaque foi o da cantora Laurah Pessanha, de 15 anos. A ex-participante do programa The Voice foi paciente da UTI Neonatal Nicola Albano:

“Estou muito feliz de estar aqui. Tenho muita gratidão aos profissionais do Centro Nicola Albano. Eu fui um bebê prematuro que lutou bastante para viver e que contou com ajuda dessa equipe. Cresci ouvindo a gratidão de minha mãe pelo apoio que recebeu. Eu também herdei essa gratidão eterna”, conclui.

Leia também: