A equipe de fisioterapia das Unidades I e II do Hospital Geral Dr. Beda iniciou a campanha “Mova-se”. A ação foi apresentada durante um encontro realizado no auditório do hospital, reunindo fisioterapeutas, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O objetivo é alinhar as diretrizes do protocolo de mobilidade funcional e destacar a importância do trabalho multidisciplinar.
Pedro Henrique Monteiro, coordenador de fisioterapia da Unidade II, explicou que a campanha visa incentivar a mobilização precoce e segura de pacientes internados. “Queremos que os pacientes saiam do leito o quanto antes, realizando atividades mesmo durante a internação. Hoje foi a abertura oficial, com a apresentação do funcionamento da campanha ao longo da semana”, afirmou.
Simone Nolasco, gerente da equipe de fisioterapia da Unidade I, destacou a base do protocolo de mobilidade funcional adotado. “A premissa é evitar reincidência de lesões ou os efeitos do imobilismo devido à internação. Nosso objetivo é devolver o paciente à sua vida funcional e social plena, com impacto positivo não só na saúde, mas também nas questões financeiras para o paciente e as instituições de saúde”, explicou Simone.
Embora o lançamento oficial da campanha tenha ocorrido esta semana, a prática já integra a rotina do hospital. “O protocolo é aplicado diariamente. Todo paciente admitido que realiza fisioterapia é incluído no plano terapêutico, que é instituído com base em uma avaliação específica”, completou Simone.
A campanha “Mova-se” foi idealizada internamente e, nesta primeira edição, conta com a participação de cerca de 40 profissionais de fisioterapia diretamente envolvidos, além de outros membros da equipe multidisciplinar. Rayanna Rambalducci, supervisora da Unidade I, reforçou o envolvimento coletivo. “Incluímos mais de 40 profissionais diretamente, e indiretamente muitos outros apoiam a iniciativa.”
Simone Nolasco destacou ainda a importância do suporte institucional para o sucesso da campanha. “O ponto alto é o apoio da equipe multidisciplinar e da instituição como um todo. A campanha coloca o paciente no centro do cuidado, mas somos gratos aos nossos profissionais parceiros, que tornam possível a implementação do protocolo e o sucesso desta iniciativa.” A campanha segue até sexta-feira, mas os princípios apresentados devem continuar como base do atendimento ao longo do ano.
Galeria