Beda Prime destaca o recém-criado Departamento de Gastroenterologia

Equipe|Dr. Gustavo Cunha, Dr. José Antônio, Dr. Rodolfo Torres, Drª Henriqueta Jordão, Dr. Guilherme Falcão e Dr. Brunno Domingues (Fotos: Divulgação)

 

O Beda Prime, em Campos dos Goytacazes, já é destaque nos cuidados com a saúde digestiva com o novo departamento de Gastroenterologia, sob a supervisão do Dr. Guilherme Falcão, endoscopista e responsável técnico da equipe. O projeto idealizado pela direção geral do Grupo IMNE quer oferecer um atendimento diferenciado e de qualidade, priorizando o acolhimento dos pacientes.

A nova equipe é formada por especialistas com experiência em diferentes subespecialidades da Gastroenterologia, incluindo hepatologia e endoscopia terapêutica. “Queremos criar um ambiente que priorize a qualidade em vez da quantidade de atendimentos. Os pacientes que se submeterem a colonoscopias, por exemplo, poderão fazer todo o preparo aqui, em um local reservado e tranquilo, evitando a dificuldade que muitos encontram em casa”, explica Dr. Guilherme.

As instalações do Beda Prime foram projetadas para garantir conforto e segurança. Os procedimentos endoscópicos contam com os mais altos padrões de higiene e eficiência. A equipe deu início às atividades há poucos dias. “A proposta é que os pacientes sejam acolhidos desde a chegada, sem pressa e com total atenção às suas necessidades”, destaca Falcão.

O endoscopista ressalta a importância do atendimento humanizado no Beda Prime. “Caso alguma intervenção não possa ser realizada no Beda Prime, ela será encaminhada ao Hospital Dr. Beda, que oferece um leque completo de serviços, desde os mais simples até os mais complexos. Nossa equipe está pronta para atender qualquer tipo de problema relacionado ao aparelho digestivo. Este novo serviço representa uma importante adição à saúde digestiva na região, e reflete o compromisso do Beda Prime com o bem-estar dos pacientes”, comentou.

Cirurgias pioneiras e tecnologia

Dr. Guilherme Falcão

Guilherme Falcão destacou recentes cirurgias endoscópicas terapêuticas que vêm revolucionando o tratamento de doenças do aparelho digestivo na região. Dentre os procedimentos realizados no Hospital Dr. Beda está a colangioscopia percutânea, conhecida como Spyglass Discover, um método inovador para o tratamento de patologias malignas das vias biliares.

“Essa técnica minimamente invasiva proporciona significativos benefícios aos pacientes, evitando a necessidade de cirurgias de grande porte. Quando o método endoscópico tradicional, que é realizado via oral, não tem sucesso, contamos com a equipe de cirurgia, que utiliza radiologia e ultrassonografia para acessar a via biliar de forma percutânea. Esse processo envolve a introdução de um microendoscópio que permite a biópsia de tecidos ou a colocação de próteses, sendo uma inovação na radiologia intervencionista”. Ele ressalta que essa abordagem possibilita um tratamento mais seguro e eficaz. “O Beda foi pioneiro na realização desse procedimento no interior do estado do Rio de Janeiro, com três casos bem-sucedidos já registrados em Campos. Essa inovação não apenas beneficia os pacientes da região, mas também posiciona o Beda e o Beda Prime como referências em tecnologia e tratamento especializado, consolidando um novo marco na gastroenterologia local”.

O endoscopista destaca, ainda, o importante avanço no tratamento de estenoses esofágicas, com a introdução do dispositivo BougieCap, sistema de dilatação inovador. Este equipamento, que posiciona uma capa de fixação endoscópica na extremidade do aparelho, permite realizar dilatações com precisão, proporcionando controle visual direto durante o procedimento. “O Beda é uma das três instituições no Brasil a utilizar essa tecnologia, juntamente com outros dois centros de referência em São Paulo. O uso do BougieCap se mostra especialmente eficaz em crianças com estenoses crônicas, resultando em desfechos positivos e gratificantes”, conclui.

Leia também: